sábado, 21 de fevereiro de 2009

Claramente, Clarice...


Esta manhã passei em companhia a uma pessoa muito sábia. Gostei de ler suas frases, e algumas até copiei no meu caderninho dedicado à ela (que eu ganhei numa exposição). Dona Clarice via o mundo diferente, assim como eu. Me indentifco muito com ela, e assim, faço de suas obras meu oráculo. Mas como eu dizia, esta manhã foi dedicada à ela. Lendo seus escritos e fazendo deles uma análise da minha vida. Percebi que tudo tem muito a ver. A gente se parece; às vezes me pego pensando da mesma maneira que ela. Sua forma de escrever, tudo me esclarece as questões que me incumbiam.

Nesta ensolarada manhã, duas presenças me chamaram atenção. Duas personalidades diferentes, em que a idéia de um explica a do outro. Assim se marcaram neste momento: A Clarice e L. , ambos me dando explicações com suas frases compreensíveis. Clarice como sempre, clara. Me facilitanto entender o mundo da qual nós duas sabemos bem qual é.

L. , como sempre me dizendo o que é racional fazer. Ele não me pareceu igual aos outros dias. Vários pontos finais já foram postos entre nós, mas sempre faço destes um ponto continuativo. Sempre devolvo tudo à tona, para ser cada vez mais discutido e analizado. Algum lado meu age como criança desiludida, que parece que não aceita a realidade e faz de tudo pra ser do jeito que se quer. Parece que pra ele (que tem o senso de razão mais aguçado do que o emocional), está bom assim. Duas pessoas que se gostam, e não se juntam, por razão (aai, mas como estou odiando essa palavra!) das circunstâncias.

É a grande diferença entre essas duas pessoas que me abordaram ao mesmo tempo. Dona Clarice me ensina a ter vontades loucas e o que é além da liberdade. Ela me ensina a amar e entender a mim mesma. Já L. não. Ele sempre quer me mostrar o lado racional da coisa, sempre fazendo o que acha melhor pra ele, principalmente. E eu não acho que ele esteja errado não. Todos temos que pensar em nós sim, mas em nós felizes e com quem amamos, e não conforme a sociedade nos acha conveniente.

Essa antítese de pensamentos que recebo de ambos, me fez pensar. Achei engraçado, e mesmo que eles não se relacionem entre si, suas idéias opostas sempre me ensinarão algo. Suas idéias opostas me equilibram no meu lado racional e emocional.

Talvez eu precise sempre deles dois nos meus dias, para me equilibrarem. Da parte da Clarice tudo bem. Mas da parte de L. eu não sei. Vai do que ele achar que é a razão.


Bjo BJo, tchau tchau!

2 comentários:

  1. Yoyo amei a postagem,nem sabia dessa exposição.Vou procurar saber se ainda tem,pois se tiver eu vou nesses fds.
    Clarice é um clássico na literatura,uma paixão para mim,amo saborear suas obras literáricas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. A exposição sobre ela no CCBB foi no ano passado, acho que acabou em outubro. Mas se eu ver alguma coisa sobre ela te aviso !

    ResponderExcluir

Se gostou ou não gostou, pode dizer o que achou. Afinal, interpretação cada um tem a sua.
Obrigada por comentar! =)