quarta-feira, 4 de junho de 2014

Gratidão

Primeira vez que decido primeiro o título e depois vou escrevendo o texto. Mas é exatamente em cima dessa palavra que a maioria dos meus sentimentos atuais estão: Gratidão.

Como todos sabem, na vida estamos condicionados a um ciclo onde um dia estamos bem, outro estamos mal. Isso é lei. E assim vamos seguindo nessa oscilação de fases da vida.

Pode parecer um pouco frustrante de primeira pensar que quando você está super bem, tem a certeza que esse momento não durará para sempre e logo mais à frente algum desafio será lançado a você. Mas não se preocupe.

O segredo é que podemos ser felizes em todos os momentos, nas fases boas (é óbvio), e nas ruins também, principalmente naquelas em que tudo parece não andar e o universo não cooperar com você. O segredo é tirar o proveito de cada momento.

Andei percebendo que as grandes dificuldades da minha vida são na verdade as maiores bençãos que eu recebi, porque a partir delas eu consegui o que de melhor eu tenho. Foi das dificuldades e desafios que a vida colocou pra mim que eu recebi o que de mais valioso tenho hoje. Muito além do aprendizado, porque isso temos com toda e qualquer experiência, mas algo mais profundo, lá na zona do caráter e da personalidade, do amor.

Acredite, quando as coisas parecem estar ruins, e elas só parecem mesmo, porque você pode mudar. E dessa possibilidade de mudança é que você vai tirar o melhor de si: coragem, determinação, superação etc.
Quando as coisas parecem não estar bem, é quando você faz uma espécie de autorreflexão pra entender "o que eu fiz de errado?", e é nessa hora que você está a um passo de se transformar. Como sempre digo, é da crise que vem a evolução.

E quando você evolui, passa por essa fase de desafio e reflexão, você se sente mais forte, e não cansado, determinado, e não desanimado. Acima de tudo, contente e agradecido por tudo o que se passou.

É assim que me sinto agora. Sinto que tudo está voltando a ficar bem, estou mais feliz e percebendo uma evolução interna.

É por isso que quero agradecer, à Deus, à Vida, ao Universo, por esse crescimento que me foi proporcionado. Por tudo o que tenho hoje, o que tenho de mais valioso: minha família unida pelos laços verdadeiros de amor, lealdade e cumplicidade. Sou grata por tudo de bom e de ruim que me aconteceu, pois de tudo eu tirei algum proveito.

Sou grata pela prosperidade, pela minha casa, minha vida e, principalmente, pela minha eterna possibilidade de mudança.

Sou grata.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O segredo é a busca.

 "Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho."

À primeira vista não entendi muito bem essa frase, mas agora comecei a compreender. Realmente passamos a vida sempre "em busca" de algo, nunca nos damos por satisfeitos. Às vezes fixamos nossas energias e desejos em apenas uma única coisa, e essa passa a ser dona de nossos esforços, mas quando a alcançamos, não nos satisfazemos, enjoamos, queremos mais ou outro. Então seguimos novamente para a busca insaciável.

Se pararmos por um momento pra perceber, a felicidade na verdade não estaria naquela coisa, mas sim na saga que criamos para alcançá-la. A "coisa" em si não é tão importante, mas sim a nossa capacidade de lidar com nós mesmos e superar medos e limitações para alcançar o objetivo.

Quando não temos em mãos o que queremos, nos sentimos "incompletos", como se a "coisa" nos completasse, mas pensando bem, nós já somos seres completos, vivos e únicos com nossas características. Não existe nada que nos complete além de nós mesmos, evoluindo.

Enquanto estivermos vivos, essa "busca insaciante" sempre existirá, e o que realmente importa não é o objeto da busca, mas sim o caminho que percorremos até chegar a ele.

Afinal, a busca é o caminho, e o caminho é a felicidade.


terça-feira, 1 de abril de 2014

Refrigério.


Muitos pensam em mudar o mundo, mas não acreditam ser capazes.

Na verdade mudar o mundo não implica exatamente dimensões globais. Você não precisa se tornar presidente de um país potência ou um profeta religioso, ou mesmo criar uma tecnologia impensada.

Você pode mudar o mundo todos os dias, fazendo o bem, e principalmente, começando por mudar você mesmo. Transforme-se sempre em algo melhor, sem deixar de ser você.


Depois, mude a vida de alguém, busque saber que o mundo se tornou um pouco melhor porque você existiu. Isso sim é obter êxito na vida.

Justifique sua existência, sempre, porque você não está aqui à toa, fomos escolhidos a dedo para estar aqui, então faça valer à pena! Não delegue a sua responsabilidade de mudar o mundo a outra pessoa, existem certas coisas que só você foi incumbido de fazer, busque sua missão e a cumpra! E se não achar que estiver pronto pra ela, renove-se e capacita-te.

E lembre-se sempre que cada dia não é apenas "mais um dia da sua vida", mas sim mais uma oportunidade de mudança, no mundo e em você. Aproveite!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Fênix


Conformismo nunca foi o meu forte, e isso se explica quando eu dou uma analisada na minha história até aqui. Foi uma boa caminhada, com bastante aprendizado e posso dizer amadurecimento. Eu nunca tinha parado até então, meu ritmo sempre foi frenético, com esforço e dedicação. Até certo ponto  posso me dizer uma pessoa feliz e satisfeita comigo, mas não acomodada.
Acontece que em tempos de passado recente esse ritmo de crescimento deu uma paralisada. Não sei dizer se foi necessário para um outro nível de aprendizado e amadurecimento, mas gosto sempre de pensar pelo lado positivo das coisas, e colher os bons frutos.

Estou num momento confuso da vida, em busca do meu caminho certo, qual profissão seguir, quais oportunidades abraçar e quais concursos a fazer. Mas além disso existe também o meu presente, o que eu faço dos meus dias de hoje, o curto prazo.

Eu já tinha lido em algum artigo sobre eficiência na vida que dizia que devemos prestar atenção nas pequenas atividades que ocupam o nosso tempo, e organizar as prioridades de acordo com a medida com a qual essas coisas vão nos fazer alcançar nossos objetivos maiores. A utilidade e relevância delas.

Realmente hoje em dia gastamos muito tempo do nosso dia com coisas supérfluas na internet, todos esses sites de relacionamentos que nos prendem como flor de lótus e roubam o nosso tempo, precioso e que não volta.

Portanto, sei que preciso me organizar mais quanto à isso, e agir mais, acordar pra vida. Potencial e capacidade eu sei que eu tenho, o problema é apenas a motivação. Essa desaceleração do meu ritmo me desanimou, me murchou.

Mas sabe o que eu acho? De repente certas vezes precisamos cair mesmo, sofrer algumas derrotas, vir às cinzas para poder se refazer. E renascer mais forte, blindada e com brilho novo. Uma nova criatura, como uma Fênix que renasce das próprias cinzas.